Skip to content Skip to footer

A estreia da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ovar deu-se a 17 de Janeiro de 1965, nas Comemorações de inauguração do seu novo pronto-socorro de nevoeiro. A novel fanfarra era composta por 18 elementos e na sua estreia desfilou galantemente pelas ruas da cidade durante o desfile das Comemorações mencionadas, abrilhantando o mesmo.

Depois de um período de inatividade no ano de 2002, a Fanfarra é recuperada e dá início a uma nova fase da sua existência, na génese desta nova fase está o Presidente da Direção, Dinocrato Costa e que contou com a ajuda dos saudosos Álvaro Pinho Branco, José Augusto e Manuel Maria (Alemão).

Um grupo de jovens e de Bombeiros aceitou integrar este desafio e desde então a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ovar tem levado a todos os cantos de Portugal o seu nome e dignificado o nome de Ovar e dos Bombeiros Voluntários de Ovar.

No seu curriculum consta a participação em Aniversários de Corporações de Bombeiros, Congressos, Guardas de Honra, Formaturas, Festas Religiosas, Cortejos e Desfiles de Fanfarras entre outras.

Durante este período teve vários responsáveis, como é o caso do Subchefe do QH Claudino Marques, que atualmente ainda tem uma colaboração ativa, sempre que solicitada.

Na atualidade a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ovar é orientada pelo Chefe do QH Arlindo Santos e conta com cerca de 34 elementos nas suas fileiras.